Habitarei para sempre em tua casa


O livro de Salmos é sem dúvida o mais belo e conhecido livro das Escrituras. Crianças, adolescentes, jovens e adultos, crentes e incrédulos já tiveram contato com este livro. Artistas utilizam a sua poesia, cantores reescrevem suas palavras em músicas. Encontramos salmos nos quadros das casas, nas placas de caminhões, na entrada das lojas. Do mais rico ao mais pobre, do monge ao mendigo, donas de casa, executivos, políticos, enfim. Durante muitos e muitos séculos as palavras bíblicas do livro de Salmos tem motivado a vida, os louvores e as orações de milhares de pessoas.

No livro de Salmos Deus é o criador, o sustentador, o protetor, o salvador, o juiz, aquele que estabelece a aliança com o seu povo e quem restaura essa mesma aliança. Em outras palavras, Deus é quem governa todas as coisas. É esse Deus que Israel celebra, confessa e cultua.

Provavelmente nenhum outro dá tanto espaço para expressar o sentimento de aflição de um povo quanto o livro de Salmos. Nele, as orações por auxílio e refúgio e o temor dos inimigos é demonstrado, mas também a confiança em um Deus libertador, que livra os seus filhos das tribulações.

Foi pensando nisso talvez que João Calvino escreveu: "A igreja será sempre libertada das calamidades que lhe sobrevém, porque Deus, que é poderoso para salvá-la, jamais suprime dela sua graça e sua benção."

O capítulo 84 de Salmos é inspirador para canções. Várias músicas traduzem em suas letras o desejo de habitar na casa de Deus. Porém, este texto revela algo a mais do que isso: ele nos revela o quanto geralmente estamos ocupados ou impedidos de ir à igreja.

O versículo 1 do texto demonstra a estima, ou o sentimento, pela casa de Deus - o tabernáculo. O tabernáculo era naquela época o local aonde Deus encontrava-se com seu povo. Era ali que o povo deveria cultuar, oferecer sacrifícios e adorar ao Senhor. Mas, mesmo diante de toda essa estima, o Salmo 84 deixa transparecer que alguns impecilhos privavam o salmista de estar continuamente na casa de Deus, e isso estava lhe causando muito mal. No versículo 2 o encontramos desfalecendo, suspirando pelos átrios do Senhor. Desfalecer tem o significado de perder as forças, desmaiar, perder o vigor. Ele estava desfalecendo pelos átrios do Senhor. O seu coração e a sua carne estavam gritando pelo Deus vivo.

Seu anseio era tão desesperador que ele chega a observar até os pássaros, livres, que conseguiam fazer seus ninhos próximo ao altar da casa de Deus (v. 3), enquanto ele não conseguia se aproximar o quanto desejava. No versículo 4 ele chama de bem-aventurados aqueles que podiam habitar na casa de Deus.

Hoje, já não existem mais as leis cerimoniais do tabernáculo. Mas, embora todos possamos ter acesso a presença de Deus e pedir perdão pelos nossos pecados, e oferecer louvores ao Senhor, ainda existe um local aonde devemos cultuá-lo. A igreja é o mistério de Cristo, é o Corpo do próprio Senhor. É o local aonde a vontade de Deus é ensinada, aonde sua Palavra é pregada, aonde a Sua presença no meio do seu povo deve ser sentida.

Há uma geração crescente em nossos dias de desigrejados, pessoas que perderam o vigor pela casa de Deus. Desfaleceram em um entendimento errado sobre a igreja. Embora hoje tenhamos livre acesso a presença de Deus, muitas vezes deixamos que as ocupações cotidianas nos impeçam de ir a igreja e cultuar o nosso Deus com alegria e sinceridade no coração.

"Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, o Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firme a nossa confissão. Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno." (Hb 4:14-16)

A igreja é o local onde os filhos de Deus devem estar, é o local aonde Deus ordena sua benção, é à igreja que os irmãos devem trazer os filhos para crescerem diante de Deus, mas ocasionalmente (e as vezes facilmente) escolhemos entre o cobertor e a cama quentinha no domingo pela manhã; entre o compromisso com a igreja e um passeio. Entre ouvir a pregação da sua palavra e qualquer outra coisa. Muitos preferem ficar em casa, e o pior disso é que sempre temos boas justificativas para dar. Mas há um risco muito grande de estarmos desfalecendo.

Spurgeon diz: "Cristãos sem ligação com a igreja são como quem semeia e colhe sem ter celeiro para guardar os frutos da colheita; são úteis, mas incompletos."

Esse é o motivo por que existem tantos crentes angustiados, abatidos, deprimidos, sem fervor espiritual. É a razão pela qual a alegria das crianças e dos adolescentes tem diminuído. É o motivo pelo qual a força dos jovens não tem mais aparecido com tanta evidência. É a razão pelo qual os homens e mulheres, colunas na igreja, tem deixado de sustentar em oração seus ministérios. O nosso amor tem esfriado por que temos priorizados muitas outras coisas, e não a igreja do Senhor. 

Nessa hora, os versiculos 5, 6 e 7 são como uma oração do salmista. Ele sabe que nossa força vem somente de Deus e em meditar sua Palavra. Ele cita o Vale de Baca, que era um local árido de difícil travessia para aqueles que estavam peregrinando por ali. Neste local, existiam poços cavados que enchiam de água no período das chuvas, e essas águas traziam novo ânimo e vigor para os peregrinos.

Há algum tempo, um frequentador de igreja escreveu para um jornal muito famoso. Em sua carta, o homem declarou ao editor que não fazia sentido ir ao culto todos os domingos:

"Eu tenho ido a igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maioria deles ... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e o pastor também está desperdiçando o tempo dele."

Esta carta iniciou uma grande discussão na coluna daquele jornal. Centenas de cartas de outros leitores foram enviadas, mas uma em especial chamou a atenção do editor do jornal, que resolveu publicá-la como resposta:

"Estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas. Mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriam e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido a igreja para alimentar a minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais."

Essa é uma lição para nós hoje. É momento de orar como o salmista e pedir que o Senhor venha nos encher de força e de alegria para estar em sua presença! Adolescentes, jovens e adultos, precisamos abandonar as tendas da impiedade, as tendas daquilo que tem nos afastado de Deus, as tendas das amizades erradas, as tendas da desobediência, as tendas do orgulho do nosso coração, as tendas do entretenimento ilusório, as tendas da falta de compromisso com o Corpo de Cristo, as tendas dos ensinamentos errados, para que Deus também possa achar morada em nossas vidas.

"Vós também, como pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo." (1 Pedro 2.5)

Precisamos voltar a amar a casa de Deus e sua presença, e então poderemos dizer: Vale mais um dia nos átrios do Senhor do que em outra parte mil.

Nenhum comentário

Leave a Reply

Obrigado por participar! Seu comentário será analisado e em breve estará disponível aqui.

Blogger news

Blogroll

About